O Procon Jaboatão dos Guararapes, órgão da Secretaria Municipal de Regionalização da Gestão e Projetos Especiais, promoveu nesta quinta-feira, 17/08, reunião com a Federação Brasileira dos Bancos – Febraban e representantes das agências bancárias. O evento foi realizado no auditório da prefeitura, em Prazeres.
O objetivo do encontro foi discutir a melhoria da qualidade do atendimento dos bancos nas agências no município.
Participaram da reunião, representantes dos bancos: Santander, Caixa, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. O Procon Jaboatão apresentou os principais problemas encontrados nas agências no município, sobretudo nos bairros de maior vulnerabilidades social. Quem representou a Febraban foi o gerente de normas, Evandro Zuliani. O promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Maviael de Souza, também participou do evento.
Entre os principais problemas elencados, a questão do cumprimento à lei da fila dos bancos e as outras leis municipais que tratam de acesso e horário exclusivo de entrega de malotes, venda de produtos ao consumidor sem o consentimento deles, exigência de vigilante exclusivo para área de autoatendimento, visando dar mais segurança ao consumidor.
Outros questionamentos foram respondidos e justificados pelos representantes das agências bancárias. Todos se comprometeram em investir em melhorias para melhor atender o consumidor de Jaboatão.
“Esse diálogo inicial com os representantes dos bancos foi importante para mostrar que o Procon de Jaboatão vai continuar de olho e vai cobrar efetivamente o cumprimento da legislação”, ressaltou o superintendente do Procon Jaboatão, José Rangel.