Orientações ao consumidor

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Orientações ao consumidor

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Para o consumidor que não quer ser enganado ou lesado em seus direitos, e deseja ser um consumidor legal, seguem as dicas do PROCON/JG.

São os 10 mandamentos do consumidor atento:

  • Ter consciência crítica – questionar preço e qualidade dos produtos e serviços.
  • Ter preocupação social – estar ciente das consequências do nosso consumo sobre os outros cidadãos.
  • Reclamar quando há algum problema – mais que um direito, é um dever de consciência.
  • Pesquisar – buscar o menor preço antes de efetuar a compra.
  • Ter consciência ambiental – preservar, conservar e proteger os recursos naturais.
  • Ser vigilante – ser um consumidor consciente, adequando seus gastos à sua renda, prevenindo-se de endividamentos.
  • Ser honesto – falar a verdade ao reclamar junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor.
  • Ser observador – ao efetuar uma compra, observe a embalagem, o preço, a quantidade, o prazo de validade e a autenticidade do produto
  • Ser detalhista – ao contratar um serviço, observe se os profissionais são autorizados ao exercício da atividade, procure saber tudo sobre o serviço a ser executado e exija orçamento prévio e gratuito.
  • Nunca fique em dúvida – esclareça, questione, reclame, denuncie.