Orientações ao consumidor
/Orientações ao consumidor
Para o consumidor que não quer ser enganado ou lesado em seus direitos, e deseja ser um consumidor legal, seguem as dicas do PROCON/JG.
São os 10 mandamentos do consumidor atento:
- Ter consciência crítica – questionar preço e qualidade dos produtos e serviços.
- Ter preocupação social – estar ciente das consequências do nosso consumo sobre os outros cidadãos.
- Reclamar quando há algum problema – mais que um direito, é um dever de consciência.
- Pesquisar – buscar o menor preço antes de efetuar a compra.
- Ter consciência ambiental – preservar, conservar e proteger os recursos naturais.
- Ser vigilante – ser um consumidor consciente, adequando seus gastos à sua renda, prevenindo-se de endividamentos.
- Ser honesto – falar a verdade ao reclamar junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor.
- Ser observador – ao efetuar uma compra, observe a embalagem, o preço, a quantidade, o prazo de validade e a autenticidade do produto
- Ser detalhista – ao contratar um serviço, observe se os profissionais são autorizados ao exercício da atividade, procure saber tudo sobre o serviço a ser executado e exija orçamento prévio e gratuito.
- Nunca fique em dúvida – esclareça, questione, reclame, denuncie.