Saiba como realizar reclamações pelo novo site do Procon Jaboatão

Por Carol Moura

A população só precisará ir à sede do órgão para acompanhar audiência em casos necessários. O site está no ar desde o dia 11 de setembro

A população do Jaboatão dos Guararapes ganhou mais um aliado na defesa do consumidor. O Procon Jaboatão lançou, no dia 11 de setembro, o site do órgão, onde é possível, entre outras coisas, realizar reclamações contra empresas que feriram de alguma forma os direitos dos consumidores. Tudo isso, online. O endereço do site do Procon Jaboatão é https://procon.jaboatao.pe.gov.br

Na página Inicial do Site, o consumidor pode encontrar matérias sobre a atuação do órgão e um menu com as opções de acesso: Procon, Informações, Fiscalização, Auto Atendimento e Tire Suas Dúvidas. Clicando nelas, ele pode ser direcionado onde deseja acionar. Ainda na página inicial, ele pode encontrar acesso rápido com as opções: Auto Atendimento, Denúncias, Dicas e Fale conosco.

Para formalizar a reclamação, o solicitante deve preencher um formulário, que está na seção Auto Atendimento, e nele anexar os documentos obrigatórios, que são: CPF, RG, Comprovante de Residência e Nota Fiscal do Produto. Porém, para o cadastro ser realizado é necessário ter informações do fornecedor, como razão social, CNPJ, telefone, endereço, bairro, cidade e Estado.

Ao finalizar o formulário, será enviada automaticamente, ao e-mail do solicitante, uma mensagem confirmando o recebimento da reclamação. Após esses passos, o requerente só precisará ir à sede do Procon Jaboatão se seu caso necessitar de uma audiência de conciliação.

No site, é possível ainda encontrar informações sobre a equipe que atua junto ao órgão, endereços da sede e dos atendimentos descentralizados, legislação, empresas mais reclamadas, dicas ao consumidor (onde ele pode saber seu papel perante as empresas), Material de Consulta, o papel da fiscalização, denúncias (podem ser anônimas) e tirar suas dúvidas através da ouvidoria.