Procon interdita Pet shop por irregularidades em Prazeres

Por Carol Moura

Foram 126 kg de ração vencida apreendida e quase dois litros de medicamentos fora da validade. Multa será de seis mil reais

Ter um animal de estimação requer tempo, responsabilidades e principalmente cuidados. Assim, o Procon Jaboatão dos Guararapes está realizando uma blitz nos pet shops do município. Nesta sexta-feira (28), o órgão interditou o estabelecimento Jurandir Almeida da Silva Rações, localizado em Prazeres. No local, foram encontrados 126 kg de ração vencida, quase dois litros de medicamentos fora da validade, além de outros produtos irregulares.

Segundo a Secretária Executiva de Defesa do Consumidor, Débora Albuquerque, não é porque é bicho que deve ser tratado da pior forma. “É uma lesão ao consumidor, que desembolsa dinheiro em produtos para o seu animal, o que muitas vezes é caro, levar um produto irregular. É com muito pesar que vejo a situação desse estabelecimento. Já o fiscalizamos ano passado, o autuamos e multamos. Porém a situação encontrada foi pior”. O estabelecimento ficará fechado por cinco dias. O dono do local tem dez dia para entrar com defesa junto ao jurídico do Procon Jaboatão. Porém, por já ser reincidente, a multa é de R$ 6 mil.

FORA DA VALIDADE – A médica Veterinária, Ana Claudia Araújo, alerta para os riscos causados aos animais ao consumir produtos fora da validade. “As rações são derivadas de carne e o consumir fora da validade pode trazer ao animal reações como vômito, diarreia, gastroenterite, entre outras. Já a medicação vencida não possui eficácia para o animal doente. Além disso, pode desencadear agravamento do quadro”, explicou.

A médica enfatizou, ainda, que todo pet shopping deve ter licença de funcionamento, licença da vigilância sanitária e do Conselho de Medicina Veterinária. Além, de um veterinário responsável. “As pessoas devem observar esses fatores antes de comprarem qualquer coisa para seu bichinho, pois dependendo do caso, o consumo de produtos estragados pode levar a óbito”, enfatizou.