Procon interdita mais uma agência do Banco Itaú

Agência Itaú / Unibanco de Jaboatão Centro foi interditada por descumprimento da “lei das filas”, pela terceira vez

Por Felipe Pinheiro

A agência do Banco Itaú em Jaboatão Centro foi interditada mais uma vez. Nesta quarta-feira (12), o Procon de Jaboatão dos Guararapes fechou as portas da unidade que fica em frente à Praça do Rosário. Com essa, é a terceira vez que a agência é interditada pelo descumprimento da Lei municipal 395/2010, conhecida como “lei das filas”. O atendimento na agência só poderá voltar ao normal à partir da próxima segunda-feira (17).

Segundo Débora Albuquerque, secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, sempre que abordadas, as agências da rede apresentam os mesmos problemas. “Para facilitar o trabalho e contabilizar o tempo da espera pelo atendimento, é essencial que as agências trabalhem com senhas. O uso do senheiro é obrigatório. A lei determina que senheiros, painéis eletrônicos e todos os guichês estejam funcionando e atendendo ao consumidor”, explicou a secretária.

A lei das filas estabelece o tempo máximo de espera do consumidor nas filas de bancos. Em períodos sazonais, como vésperas de feriado e início e fim de mês, o tempo de espera não pode ser maior que 30 minutos. Nos demais dias, a lei estabelece um tempo máximo de 15 minutos. Em Jaboatão dos Guararapes, a rede de bancos Itaú Unibanco é a que mais sofreu notificações e interdições desde 2011. Foram 26 interdições. Na última semana, a agência que fica em Prazeres, próxima ao Binário, também foi interditada. A investida desta quarta-feira foi a primeira do ano em Jaboatão Centro.

As agências têm dez dias para recorrer da decisão e trinta dias para pagar a multa, que inicialmente é de R$ 10 mil. Hoje, a dívida do Banco Itaú já ultrapassa os R$ 2 milhões. Débora ainda ressaltou que, quem mais sofre com a reincidência das agências Itaú, é o consumidor. “A cada dez interdições de bancos no município, seis são desta rede. Hoje observamos que, quando consegue pegar uma ficha, o consumidor prefere sair da agência para fazer qualquer outra coisa e depois retornar para, enfim, ser atendido.”, disse.

Em agências de outras redes não foram encontradas nenhuma anormalidade que pudesse gerar interdição.

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