Os rankings negativo e positivo, relativos ao ano de 2015, foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo Procon Jaboatão
Por Carol Moura
Nos 12 meses de 2015, a empresa Oi Telefonia Móvel e Fixo computou o maior número de reclamações dos consumidores jaboatanenses. Ela ficou no primeiro lugar negativo em onze meses e fora desta colocação apenas uma vez, em março, quando ocupou a segunda posição. Estas são algumas das informações contidas no balanço de ações e nos rankings 2015 – positivo e negativo – das empresas que atuam no município, divulgados nesta terça-feira (12) pelo Procon Jaboatão.
Ao todo, durante todo o ano passado, foram recebidas pelo Procon Jaboatão 9.195 demandas (reclamações). Dessas, 847 foram relacionadas à Oi Telefonia. Em segundo lugar ficou a Celpe, com 630 demandas, e em terceiro a Sky, com 441. Já no ranking positivo, onde foram citadas as empresas que tiveram resolutividade sem precisar de audiência, a GVT alcançou o primeiro lugar, com 80% de resolutividade das suas questões.
De acordo com a secretária Executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, os comerciantes do município estão absorvendo mais o trabalho realizado pelo Procon junto a eles. “Isso mostra um avanço do nosso trabalho. O que nos deixa preocupados são as empresas que ranqueiam o primeiro lugar o ano inteiro. Essas estão sendo objeto de um estudo específico, para ver o que poderemos adotar, a partir de fevereiro, visando coibir essas práticas negativas junto aos consumidores”, enfatizou.
O balanço mostra ainda que o número de atendimentos realizados por meio de canal aberto com as empresas teve um aumento de 15% em relação ao ano de 2014. Já em relação à área que mais demandou o órgão, os serviços essenciais (água, luz, telefonia) foram os mais reclamados, com 30% das demandas. O órgão constatou ainda que as mulheres foram as que mais acionaram o Procon (55%).
Ranking de 2015:
Positivo (Resolutividade nos casos sem precisar de audiência)
1º – GVT – 80%
2º – Compesa – 74%
3º – Tim -73,2%
4º- Banco Itaucard S/A- 69,6%
5º Sky – 67,1%
6º Claro- 65,1%
7º OI – 63,6%
8º Vivo – 63,5 %
9º Celpe- 61,5 %
10º NET- 58,69%
Negativo (Mais reclamadas)
1º – Oi (847)
2º- Celpe (630)
3º- SKY (441)
4º- Eletroshopping (296)
5º- Claro (264)
6º- Compesa (246)
7º-Itaucard (224)
8º- Cardif (212)
9º-Tim (202)
10º- Hipercard (194)